Quais as etapas de desenvolvimento de um Aplicativo?

Com o o aumento gradativo e acentuado do uso de aplicativos em smartphones muitas pessoas, startups, corporações e industrias querem tirar do papel um projeto ou ideia, mas quais são as etapas para construção de um aplicativo?
6 de maio de 2019 / Desenvolvimento

Com o o aumento gradativo e acentuado do uso de aplicativos em smartphones muitas pessoas, startups, corporações e industrias querem tirar do papel um projeto ou ideia, mas quais são as etapas para construção de um aplicativo?

Todas as etapas do projeto são de extrema importância e devem ser acompanhadas com carinho e com muita atenção por todas as partes.

A primeira a ser abordada é o plano de negócios do aplicativo, saber qual público ele deve atingir, como ele irá atingir, qual o valor que será investido em marketing, entre outras situações...

Após ser feito o levantamento do plano de negócios, é criado uma estratégia de publicação nas lojas, onde se é definido o que vai ser liberado nas próximas versões do aplicativo, frisando muito o MVP (Minimum Viable Product) e criado os sprints de desenvolvimento.

Como terceira etapa temos a parte de design, onde criamos os wireframes, protótipos e o layout, dando vida a parte visual do aplicativo.

A quarta etapa, é o desenvolvimento do aplicativo, dando vida ao layout e trazendo todas as funcionalidades estipuladas no escopo inicial do projeto.

Após o desenvolvimento, temos que testar todas as funcionalidades no maior número de aplicativos, virtuais e físicos. Para tal finalidades, dispomos de alguns serviços e devices labs que nos ajudam nos testes aumentando assim a qualidade da entrega.

Por último, temos a publicação nas stores, onde é configurado todo o repositório das lojas, criado todos os certificados necessários, assinaturas, ambientes de testes de versões com cloud tests e os próprios testes das lojas, a criação das imagens a serem utilizadas, textos, tags, classificação de conteúdo, entre outras informações necessárias para publicação.

Com estas etapas é possível ter uma ideia macro de tudo que é necessário para desenvolver um aplicativo. Toda a etapa, é extremamente importante e deve ser acompanhada de perto, e sempre tendo como norte o escopo inicial e o plano de negócios, para garantir que o aplicativo faça o que tenha que fazer, e traga o resultado esperado

Autor Leonardo Gevaerd

Veja mais